Origem do Livro - no Mundo e no Brasil


Você já parou pra pensar como foi criado o livro ? Não ? Esse post foi feito pra você então !

Tudo começou com os Sumérios que escreviam em tabletes de argila por volta de 2300 a.C, na Mesopotâmia (atual Iraque), o conteúdo registrado nesses tabletes eram leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia. Você deve estar se perguntando sobre as escritas em paredes né ?! elas não são consideradas pois os livros foram feitos para serem portáteis, por isso elas não entram na origem dos livros . 
Logo após, o livro foi se desenvolvendo e se tornando mais leve, graças a descoberta do papiro, que tem origem de uma planta egípcia, e, o pergaminho, que tem origem do couro dos animais. 
A região de Pérgamo (atual Turquia) desenvolveu o pergaminho porque na época houve uma proibição na importação de papiro, pois disputavam com Alexandria o posto de possuidoras da maior biblioteca do mundo conhecido, então para dificultar a concorrência, o rei Ptolomeu V proibiu a importação naquela região . 
Nessa época o formato comum era o rolo ou o volume (que era feito de folhas de pergaminho coladas lado a lado), que depois eram fixadas em dois bastões de madeira ou marfim . 
O papel chegou à Europa trazido da China apenas no século 12, mas ainda assim os livros continuavam a ser manuscritos, e podiam demorar mais de um ano para ficarem prontos. Isso só mudou na década de 1450, quando o alemão Gutemberg inventou a prensa e os tipos móveis, o que trouxe a rapidez na fabricação dos livros . 
A primeira obra impressa foi a Bíblia. E foi este também o primeiro livro a chegar no Brasil, trazidos pelos colonizadores . Como em diversos países, havia censura em Portugal também, especialmente por parte da Igreja, e isso se refletia no Brasil, fazendo com que os livros censurados só fossem circulados por aqui clandestinamente . 
Os livros só puderam sem produzidos no Brasil a partir de 1808, quando a família Real portuguesa se mudou pra cá e trouxe uma máquina impressora, pois antes disso era crime ter uma tipografia no país. 
A primeira obra impressa no Brasil foi Marília de Dirceu de Tomás Antônio Gonzaga. 

Bem é isso, essa é a história da origem dos livros, no mundo e no Brasil. Espero que tenham gostado, comentem ai o que acharam !

Beijos da Rafa

2 comentários